Thursday 18 April 2013

Uma vez escoteiro, sempre escoteiro!


Durante toda a minha vida até poucos anos atrás eu fazia parte de um grupo de escoteiros. Diz-se que uma vez escoteiro sempre um escoteiro ... Posso dizer que todos esses anos tiveram um impacto forte em todas as áreas da minha vida. Eu sou muito grata por tudo o que eu aprendi e experiências que provavelmente nunca teria tido se não fosse por este movimento maravilhoso. E, mais importante as pessoas que conheci ao longo dos anos, que até hoje são os melhores amigos que tenho ...

“Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;
Obedecer à Lei Escoteira”

Se apenas todas as pessoas neste mundo tivessem prometido e mantido essa promessa ...

Talvez se isso seria demais, podemos apenas tentar uma regra simples que costumávamos seguir "Sempre deixe o lugar melhor do que você encontrou". Isso significa que, não importa quem foi o responsável pela bagunça sempre tentaria o seu melhor para deixá-lo melhor para a próxima pessoa. Nosso meio ambiente e as gerações futuras apreciariam tanto isso...

Mas e se subirmos uma etapa e tentarmos aplicar essa regra para as pessoas que encontramos todos os dias? Será que podemos sempre deixar as pessoas melhores do que quando as encontramos? Isso não significa tentar mudá-los para atender às nossas expectativas de como eles devem ser, mas para oferecer algo que pode trazer um pouco de luz às suas vidas. Pode ser um simples sorriso, palavras gentis​​, um beijo ou um abraço, um olhar de reconhecimento, compreensão, atenção, ouvir e às vezes apenas ficar em silêncio ao seu lado ...

Dessa forma, poderemos ser capazes de viver de acordo com a forma original da regra, escrita por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o pai do escotismo: "Tente e deixe este mundo um pouco melhor do que encontrou."

Tenha um ótimo dia e Sempre Alerta!

2 comments:

  1. Sua frase
    Isso significa que, não importa quem foi o responsável pela bagunça sempre tentaria o seu melhor para deixá-lo melhor para a próxima pessoa.Pensamento lindo uma lembrança boa de que nao importa o que o outro faça o importante sempre vai ser a tua atitude.Sempre fui muito agradecida por tudo que o movimento escoteiro trouxe para mim para meus filhos e para minha vida e pelas boas pessoas que ainda convivo e que fazem parte de meus dias de minha história e de meu aprendizado.Lindas palavras filha lindo reconhecimento.bjs

    ReplyDelete
  2. Esse é o espírito Elaine. A promessa Escoteira é um modo particular de se caminhar pela jornada da vida. Quando a fizemos provavelmente não compreendemos a extensão do seu significado e o impacto que causaria em nossas vidas, somente ao longo dos anos vamos entendendo e descobrimos que essa jornada não nos leva a um local de destino. É que ao caminharmos, nos tornamos o próprio caminho. Se escolhermos caminhar como Escoteiro, isso poderá nos modificar e nesse caminhar poderemos ser um melhor caminho para outros. Creio que tudo se resume a ser...
    SAPS

    Érik Pinto

    ReplyDelete

Insight

My name is Jox, I'm 15 years old. I need to start by saying this: by no means, is this a historical document but merely an essay reque...