Wednesday 11 June 2014

Feliz Copa do Mundo!


A Copa do Mundo está chegando! As bandeiras da Inglaterra já estão todas sobre as janelas e carros...

E com a Copa do Mundo muitas perguntas e dúvidas. Não posso contar quantas vezes nas últimas semanas tenho ouvido a mesma pergunta quando as pessoas descobrem que eu sou originalmente do Brasil

"Você acha que vai ser ok?"

Eu honestamente não sei ...

De certa forma me deixa triste que essa é a pergunta na mente da maioria das pessoas em um momento tão emocionante. Não é porque eu venho do país do futebol que eu digo que a copa do mundo é emocionante. Na verdade, foi passando a Copa do Mundo na Itália e aqui na Inglaterra que me fez perceber o quão incrível ela é. Pessoas de diferentes culturas e origens unidos interessados em um assunto. Isso nos faz mais abertos e dispostos a aprender e saber sobre outras culturas, especialmente a nação anfitriã.

E o país que eu cresci tem tantas coisas interessantes para oferecer! Os corações das pessoas são muito maiores do que a violência que sempre assombrou as ruas. Mas as únicas coisas positivas que as pessoas de fora sabem sobre o Brasil são quão quente é e quão maravilhosas as praias são. Sim, as pessoas aqui sabem tudo sobre as favelas, violência, prostituição, drogas, crime, gangues, o mau estado do sistema de saúde e educação e quanto as pessoas estão insatisfeitas com o governo e corrupção. E todos eles acham que os brasileiros não querem a copa do mundo no Brasil e com ele todas as pessoas que viriam.

Assim sinto que preciso dizer algo para defender, de onde eu sou originalmente. Sim, é um país que eu decidi não viver minha vida por causa de todos os problemas, mas ainda há tantas coisas maravilhosas sobre ele. Talvez o melhor é o seu povo, trabalhadores, amigáveis e divertidos! Um exemplo de superação e criatividade. A nossa sobrevivência depende disso. É irônico que, normalmente, é no mais pobre que você mais facilmente encontrar a felicidade e gratidão, como em nenhum outro lugar.

É um país de opostos, onde você pode encontrar os animais mais raros e exóticos, mas se você matar um podera ir para a cadeia por muitos mais anos do que se você matar uma pessoa. Onde belas cidades como Brasília são planejadas e construídas em uma das paisagens mais inóspitas, mas os construtores continuam a morrer regularmente, como se fosse parte de seu trabalho. Onde trabalhando duro pessoas pobres gastam todos os dias de suas vidas tentando pagar contas para sustentar suas famílias, enquanto os ricos corruptos, empresas e políticos estão apenas preocupados com posses e como conseguir de forma esperta ficar ainda mais ricos.

O extremo também está em nossa natureza e paisagens, desde desertos a florestas, praias a pântanos, climas quentes e frios (sim, existem partes do Brasil que podem fazer muito frio!). Continua em nossa história, segundo ela, fomos descobertos pouco mais de 500 anos atrás, mas isso não significa que não houvesse pessoas que viviam aqui antes, os povos indígenas. Mas, mesmo com história "nos livros" passamos por muita coisa: luta pela nossa liberdade, massacres, guerras, revolução, escravidão, exploração, ditadura, guerras civis ...

Você também vai descobrir que os brasileiros são muito acolhedores e altamente adaptáveis. É a origem do quem somos. Não há um sangue puro brasileiro. Somos compostos de tantas nações e culturas diferentes, indígenas, europeus, africanos, japoneses, chineses, judeus, outros sul-americanos ... Se você pesquisar a emigração de diferentes povos provavelmente vai descobrir que o maior povoado fora de seus países de origem estão no Brasil .

Os brasileiros são capazes de produzir uma das melhores e mais  enérgicas Copas do Mundo de todos os tempos. Nós somos o país do futebol!

Mas eu acho que nós fomos tão batidos pela vida e as dificuldades que temos essa característica de pensar que todo mundo é melhor do que nós. Dá tristeza que isso talvez  seja o que será mostrado para o mundo. Mas eu sei que a beleza que existe neste belo vasto país é a sua gente e espero que você também vera isso.

Feliz Copa do Mundo!

Ps:. Aos brasileiros eu digo o que minha mãe costumava dizer, roupas sujas, não se lavam na frente dos nossas visitas ... Os problemas vão continuar após a copa do mundo e vai demorar um pouco para resolver, mas esta é a oportunidade de mostrar tudo de bom que temos a oferecer! Essa é a única coisa que pode trazer mudanças positivas e respeito.

No comments:

Post a Comment

Insight

My name is Jox, I'm 15 years old. I need to start by saying this: by no means, is this a historical document but merely an essay reque...